5 de outubro de 2010

Atravessando os séculos

Os números destoam do que estamos acostumados.

Habituados a só enxergar três milênios para trás, muito pouco conhecemos ou procuramos saber sobre os milhares de anos que antecederam Cristo.

Li em certo livro que, embora não pudessem ser chamados de seres humanos, seres bípedes que nos eram inferiores na estatura e na capacidade de criar, a partir do que a natureza os proporcionava, garantiram sua sobrevivência. Uniram-se por vários anos, lutaram durante séculos e persistiram através de milênios que nos pesam nas costas.

Nas diversas situações que encontraram, com o uso das mais simples ferramentas de pedra, do fogo e da força coletiva, superaram obstáculos da natureza que pareciam intransponíveis. A fome lhes era imposta pela mãe natureza: temível, mas respeitável.

Hoje, o que nos amedronta não são as barreiras naturais. Embora essas ainda existam, não parecem ser onipotentes, frente aos avanços das ciências e das técnicas. O que nos assustam são as barreiras socioeconômicas. A fome nos é imposta pela natureza capitalista: assustadora, mas digna de desigualdades.

2 comentários:

  1. Hum... Gostei muito do rumo que o seu texto tomou. Com questões relevantes você soube ser simples, direto e muito claro. E cá estou seguindo você, e espero ler muito mais por aqui, viu? :)

    ResponderExcluir
  2. Morte ao capitalismo! Viva aos blogs de esquerda no ar! =)

    Abração, Marquito!

    ResponderExcluir